Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
BIODIESEL COMO FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. PROBLEMAS ACTUAIS da PRODUÇÃO e USO SUSTENTAVEL
Victor Sevastyanov, Rodion Sevastyanov

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Introdução

Biodiesel é um combustível semi-sintetico que prepara-se em escala industrial a partir de óleos vegetais e, por isso, pode ser considerado como fonte de energia renovavel (1). A tecnologia de produção do biodiesel é bastante simples e consiste em reacção de trans-esterifição de óleos vegetais por álcoois inferiores (metanol, etanol, isopropanol). Hoje em dia biodiesel está avaliado (2) como uma substituição promissora e alternativa de combustíveis fósseis (diesel e querosene) .

Objectivos

O presente trabalho tem como objectivo realizar uma análise de problemas da produção do biodiesel,  revelar alguns aspectos socio-económicos e ambientais, avaliar as perspectivas da produção sustentável do biodiesel em Mozambique.

Resultados e discussão

Eram analizados os assuntos gerais da produção do biodiesel no mundo, discutidos as tecnologias, matéria-prima (óleos vegetais e resíduos de lípidos animais, algas), propriedades físico-químicas e comparação delas com combustíveis de origem petrolífera (diesel e querosene), vantagens de uso, alguns problemas socio-económicos e ambientais. São considerados separadamente as perspectivas da produção sustentável  do biodiesel em Mozambique a partir de óleos vegetais com baixo valor comestível tal como óleo de Jatrofa curcas – planta cultivada nas algumas províncias mozambicanas.

Bibliografia

  1. Stano Júnior A; Filho, G., 2007, Energias renováveis, Certch, 1a edição, Itajuba.
  2. Garba, M; Hassan, L; Faruk, U; 2013, Production and caracterisation of biobased transformer oil from Jatrofa curcas seed. Jornal of Physical Science, vol.24, n 2, p.49-61 .

Palavras-chave: energia renovável, biodiesel, óleo de Jatrofa curcas